Para os novatos e os nem tanto...
...
Não precisa queimar um cd do SliTaz, copia a iso pro pendrive com "dd if=slitaz-cooking.iso of=/dev/sdx" onde x é o teu usb. Se não sabe qual é, digita "fdisk -l" pra listar todos os discos conectados à tua máquina. O pen passa a funcionar como um cdrom (não persistente).
...
Inicia o pendrive (não persistente) e da área de trabalho, usa o tazusbliveusbtool do menu pra preparar outro pendrive persistente. Este deve estar previamente formatado (recomendo ext4 - usa o gparted que é mais fácil pros iniciantes - eu sempre deixo uma partiçãozinha swap pronta também ao lado).
...
Se tua placa é uma infeliz k8m890 (com amd - am2) o servidor X vai congelar, então, reinicia e, no boot, bota "slitaz vga=791" pra que o kernel reconheça a parte gráfica direitinho, só que o X vai ficar meio lento, então vai ter que instalar o drive openchrome pra ficar legal. Usa o "tazx" pra isso (o "tazx" só vai rodar se a net estiver ligada).
...
Quem usa o tal do velox vai ter que configurar a conexão com "pppoe-setup" (com superusuário - "su" e senha "root"), botar a palavra "server" quando pedir, etc. A manha é que só com o "pppoe-start" a conexão não anda, tem que dar um "pppoe-stop" pra funcionar! E o navegador só se for lançado como root, ou qualquer outra coisa que use a internet (isso se resolve lançando os grupos de 'network' pra que todos os usuários possam usar, mas isso é contigo).
...
Se quer mudar os parâmetros de carregamento o arquivo é o "extlinux.conf" no diretório "/home/boot/extlinux" (no meu pus o "vga=791" e tirei o "autologin").
...
Quem tem a placa k8m890 e achou o driver vesa devagar, usa o "tazx" pra instalar o openchrome, vale a pena, apesar de ele gastar um pouco mais de memória.
...
Para deixar tudo isso gravado no sistema usa "tazusb writefs lzma", isso vai compactar todo o sistema modificado em um arquivo chamado "rootfs.gz", que vai ser teu novo sistema de arquivos com todas as mudanças que tu fez. Se não fizer isso perde tudo! Se não fizer isso só os documentos e as mudanças internas à pasta "/home/tux" é que persistem. Olho aberto! Cada vez que tu faz uma gravação total dessas o espaço útil (do rootfs) se reduz muito, e, se não sobrou mais espaço no rootfs a operação vai dar pau (fica interminável e pode corromper teu trabalho). O ideal é ficar monitorando o tmpfs com "df -h", pra ter certeza que ainda pode instalar coisas e gravar o sistema definitivo.
...
Nessa versão nova do Cooking, o navegador Midori está bugado (sem tls, ssl), e não dá pra entrar em sites encriptados ou seguros, como emails, etc. Vale a pena instalar o firefox.
...
Blá blá blá...
...
Falou.
Dicas: Novo Cooking 20110531 (novatos ou não)
(3 posts) (3 voices)-
Posted 13 years ago #
-
Para a questão do Midori não entrar em locais seguros (SSL),
simplesmente pode ser instalada no sistema a : <b>glib-networking</b># <i>tazpkg get-install glib-networking</i>
Re-iniciar, ou iniciar o Midori e tudo pronto.
Posted 13 years ago # -
Obrigado a ambos por este post.
Estou tentando mudar do Puppy para o Slitaz mas no meu Asus eeepc (1001P)
só o Slitaz Stable 3.0 arranca da flash drive usb.Não consigo fazer nem o Cooking nem o Libre arrancar direito da usb.
A wifi é Atheros AR2427 que não vem com os controladores no Slitaz 3.Ou seja, não consigo arrancar com as últimas versões nem ter WiFi nas antigas.
dá para explicar:
1. como adicionar suporte para Atheros no 3.0?
2. como correr o Slitaz-Cooking a partir da usb neste Asus em particular, tendo em conta que não tenho drive de CD e que o OS original é o Windows XP?
muito obrigado pela vossa atenção.
Posted 12 years ago #
Reply
You must log in to post.