SliTaz SliTaz Forum

You are not logged in.

#1 2012-07-27 18:12:46

Alessio
Member
Registered: 2012-07-23

Problema com calibração de monitor Touchscreen - Marca "Elo"

Olá pessoal!

Estou desenvolvendo um sistema onde preciso utilizar um monitor touch screen, e estou tendo problemas para calibrar o touch screen do monitor - "Elo Touch" (Não tenho o modelo exato dele).

As configurações do PC que estou utilizando são estas:

TQ-Mini 1.0Ghz;

1.0Ghz 486 compatible CPU;

With 512Mb Ram, 2Gb SD card.

Caso seja necessário, passo o link para visualizar mais informações sobre o computador:

http://www.ewayco.com/100-low-cost-pc-products-low-cost-systems-embedded-systems-servers-lcd-pc-panel-pc.html

Estou utilizando o sistema Slitaz 3.0 com o Servidor Gráfico Xvesa, pois o Xorg não consegui girar o monitor com o "xrandr".

Já tentei muitas opções das funcionalidades do "Xvesa --help". O que me trouxe algum resultado positivo foi utilizar os parâmetros "-ac" e "-a 1". Tentei também utilizar o "-dpms", porém nada de ajuda.

Com a alteração da aceleração para "-a 1" obtive uma melhora no resultado, porém não o uma melhora aceitável.

Os parâmetros que estou utilizando são:

xserver_arguments -ac -a 1 -s 0 -shadow -dpms +extension Composite -screen 1024x768x24 -keybd keyboard -mouse mouse,5,/dev/input/mice -nolisten tcp

Que se encontra no arquivo "slim.conf" dentro de /etc

Tentei baixar também o Driver na página do fabricante do monitor. o link de onde baixei foi: http://www.elotouch.com/Support/Downloads/dnldlicense.asp?file=SW601383_Elo_Linux_USB_Driver_v3.5.2_i686.tgz

Mas seguindo as instruções do "readme" não obtive sucesso, pode ser que cometi algum erro no caminho....

Se alguém tiver alguma ideia pra contribuir, eu ficaria muito grato!

Desde já agradeço a atenção!

Att.

Alessio Delazari

#2 2012-07-28 02:38:32

claudinei
Administrator
Registered: 2011-03-29

Re: Problema com calibração de monitor Touchscreen - Marca "Elo"

Olá @alessio,

O link que você postou não abriu pra mim, então não pude ler o arquivo README. Pergunto: você baixou o pacote "slitaz-toolchain"? Ele fornece as ferramentas básicas de compilação para a distro. Caso não tenha instalado, faça o seguinte, como root:

# tazpkg recharge && tazpkg upgrade

O comando anterior atualiza a lista de pacotes e faz atualizações, caso sejam necessárias.

# tazpkg get-install slitaz-toolchain

O comando anterior instala pacotes básicos de compilação, como gcc, make, binutils, headers do kernel, etc. Após a instalação ter sido completada, siga os passos do arquivo README.

#3 2012-07-30 15:58:19

Alessio
Member

Olá Claudinei,

Muito obrigado pela resposta, acabei de fazer a atualização, porém não funcionou. Depois que reiniciei, o terminal mostra a seguinte mensagem:

sh: warning: setlocale: LC_ALL: cannot change locale (pt_BR)

sh-4.0#

Também lotou meu espaço de disco, estou utilizando um microsd de 2Gb.

Em anexo mandei o readme em anexo.

No readme diz: System Requirements:

32 bit Intel i686 (x86) platform (or)   [Visit the Linux downloads section at www.elotouch.com

64 bit AMD/Intel x86_64 platform         to download driver package for your 32 or 64 bit Linux]   

- Kernels supported:

Kernel version 2.6 (GCC version 4.0.0 and later)

- Xorg Xwindows version supported:

Xorg version 6.8.2 - 7.2

Xorg (Xserver) version 1.3 - 1.8

Xorg (Xserver) version 1.9 and newer 

- Motif versions supported:

Motif version 3.0 (libXm.so.3)

Motif version 4.0 (libXm.so.4)

- libusb versions supported:

libusb version 1.0

Mas estou utilizando Xvesa, pois no Xorg não consigo utilizar o Xrandr -o...

Se tiveres alguma ideia...

Mais uma vez, muito Obrigado pela ajuda já prestada!

Att.

Alessio Delazari

#4 2012-07-31 03:11:19

claudinei
Administrator

Olá,

Então, são vários pacotes a serem instalados para desenvolvimento, então acaba tomando certo espaço. Pelo lado bom, depois de você compilar o módulo, vc pode copiá-lo para um HD externo, ou pendrive, refazer uma instalação limpar e só copiar o módulo para a pasta correta.

Você também vai precisar dos pacotes xorg-dev e libusb-dev para compilar o módulo. Verifique se eles já estão instalados com o comando "tazpkg search" e caso não estejam, utilize o "tazpkg get-install", como já exemplificado acima. No mais, imagino que esse README contenha os comandos necessários para a compilação, tais como configure, make, make install. Normalmente o comando "./configure" dentro da pasta do módulo já te retorna se há a necessidade de mais pacotes e fornece outras informações.

#5 2012-07-31 21:02:24

Alessio
Member

Claudinei, estou tentando uma coisa diferente, instalei agora o Slitaz com o Xorg.

Primeiro estou tentando rotacionar o monitor.

realizai os seguintes comandos:

# tazpkg get-install xorg-dev

E depois

# tazpkg get-install xorg-xrandr

Porém não rotaciona, segui alguns sites na internet tentando alterar o xorg.conf, mas tudo sem sucesso!

# xrandr -o (right, 1, 2, etc...), nada funciona

Apresenta o seguinte erro:

root@slitaz:/home/tux# xrandr -o 2

X Error of failed request:  BadMatch (invalid parameter attributes)

Major opcode of failed request:  149 (RANDR)

Minor opcode of failed request:  2 (RRSetScreenConfig)

Serial number of failed request:  12

Current serial number in output stream:  12

E para calibrar o Touch?...Sigo os mesmos passos que me sugerisse quando estava fazendo no Xvesa né?

Mais uma vez obrigado!

Abraço

#6 2012-07-31 21:54:36

claudinei
Administrator

Oi,

Como você vai usar o Xorg, tem um pacote chamado xorg-xf86-input-elographics que eu *imagino* que seja o driver para esta placa. Instale-o com o comando "tazpkg get-install xorg-xf86-input-elographics".

#7 2012-08-06 22:41:40

Alessio
Member

Daew Claudinei!

Desculpa a demora na resposta, estava alocado em outras funções na empresa e tive que deixar esta tarefa um tempo.

Mas vamos lá...

Então estava apanhando muito com o Slitaz 3.0, então fui ver novas distribuições de linux, porém me dei conta que já tinha sido lançado o Slitaz 4.0 e decidi começar do Zero com ele.

Melhor coisa que eu fiz!!

Segui os passos que passasse ali até a instalação do xorg-xf86-input-elographics

obs.: Não testei o touch screen sem fazer as instalações, pode ser que nem eram necessárias...

Mas blz, o touch está 100%

Mas ainda continuo com o problema para rotacionar o monitor com o Xorg....

procurei várias coisas na internet e nada, sempre o mesmo erro:

root@slitaz:/home/tux# xrandr -o 2

X Error of failed request: BadMatch (invalid parameter attributes)

Major opcode of failed request: 149 (RANDR)

Minor opcode of failed request: 2 (RRSetScreenConfig)

Serial number of failed request: 12

Current serial number in output stream: 12

Tens alguma ideia do que posso tentar?

Mais uma vez obrigado pelo tempo que tens dedicado a me ajudar!

Abraço

Registered users online in this topic: 0, guests: 1
[Bot] ClaudeBot

Board footer