SliTaz SliTaz Forum

You are not logged in.

#1 2012-09-04 19:22:46

everton3x
Member
Registered: 2012-09-03

SliTaz LiveUSB não carrega em modo gráfico

Olá:

Estou tentando rodar o LiveUSB com a versão 4.0 que montei utilizando o tazpanel. Em dois computadores (um desktop e outro notebook) e no Virtualbox, dá boot perfeitamente, porém quando coloco para boot no meu PC em casa, somente consigo carregar no modo texto.

Se tento bootar com o modo gráfico ativado, tanto o gtkonly, quanto core ou slitaz live, todos trancam em alguma etapa.

Se tento carregar o slitaz live, chega num ponto que dá a mensagem "Requesting events from the kernel" e aí fica. Se inicio core ou gtkonly, carrega um pouco e, logo depois de escolher o layout de teclado a tela pisca e exibe (muito rapidamente) umas linhas iguais a quando a resolução está errada e tranca.

Meu PC é um Athlon com 2GB e placa de vídeo ATI Radeon 1650X. A MB é uma Asus M2N-X Plus.

Alguém sabe o que pode ser isso?

#2 2012-09-05 20:02:21

Neo_Pt
Member
Registered: 2012-08-06

Re: SliTaz LiveUSB não carrega em modo gráfico

Olá @everton3x,

Eu também por vezes tenho o mesmo problema.

Técnicamente não sei as razões, mas tenho algumas formas para ludribriar esse problema.

Primeiro tento um simples reboot ( reiniciar o computador manualmente )

Caso não resulte mas tenha travado em uma outra qualquer etapa, reinicio novamente.

Normalmente resulta.

No entanto por vezes não resulta. Então nesses casos reinicio a maquina no windows. Depois volto a tentar e ai sim, costuma resultar.

Se mesmo assim não resultar, tenho uma última escapatória que é iniciar uma qualquer distro linux e fazer:

# su

# swapoff -a

Até hoje tem resultado.

Boa sorte !

#3 2012-09-06 14:56:17

Neo_Pt
Member
Registered: 2012-08-06

Apenas complementando o post anterior pois esquecime de falar da parte do teclado.

Na verdade @everton, esse sim é um problema técnico que eu consegui fixar, no entanto não me recordo lá muito bem onde e como. ( sabes como é estar a olhar 8 horas por dia concentrado para não errar nenhum ponto e virgula ... ), em futuras versões do SliTaz esse problema estará resolvido. ( caso ninguem proponha antes, eu irei propor aos desenvolvedores do Slitaz a minha versão pt_PT do slitaz )

Bom, mas também existe solução para isso. Ao iniciar, após passar a parte das "travadelas", tens a tela do "selecionar linguagem", essa clicas normalmente.

No entanto logo depois, te aparece a tela do teclado. Nessa clicas diretamente em ok ( SEM SELECIONAR NENHUM TECLADO ).

Depois te aparecerá uma segunda tela (preta), e nessa sim, utilizando as setas do teu teclado, selecionas o teu teclado e depois dás o <ENTER>

Espero ter sido útil

#4 2012-10-29 19:51:02

aldQueiroz
Member
Registered: 2012-10-29

Olá a todos,

Estou estou interessado em experimentar Slitaz para tentar "ressuscitar"( wink) meu primeiro computador -- um Pentium MMX (233MHz de clock e, se não me engano, 32MB de RAM...) Baixei a ISO do Slitaz 4 e queimei o liveCD; ele inicia ok, mas não entra em modo gráfico, em nenhuma das opções, e nem consegui chegar na opção de instalação para o HD...

Da última vez que tentei, após selecionar umas das opções de boot -- agora não lembro qual -- entraram as seleções de idioma e em seguida teclado (mas ainda em modo texto). Selecionei pt-BR e teclado ABNT2. Mas a tela seguinte permaneceu em modo texto, vindo a linha de login. Dei login como root, e ficou nisso... Como ativar o modo gráfico no liveCD e, mais importante, como instalar para o HD?

Alguma dica, alguma ideia do que posso estar errando?...

Grato a todos!

#5 2013-02-24 12:15:13

Denilson-BR
Member
Registered: 2011-04-25

Também tenho problema quanto a instalação do Slitaz 4.0 se no liveCD eu escolher idioma português, mas se eu escolher idioma inglês (já o teclado pode escolher normal) no LiveCD não tenho problemas para instalar.

Só quando vou abrir meu SO no computador que boto idioma português.

Registered users online in this topic: 0, guests: 1
[Bot] ClaudeBot

Board footer