SliTaz SliTaz Forum

You are not logged in.

#1 2012-10-30 11:32:33

drfutrik
Member
Registered: 2012-10-27

Minha Entrada no Slitaz Time

Primeiro ..... Parabéns ao Slitaz Time ....

Sou um novo usuário pt_BR Slitaz ... e newby em Linux desde Nov/2010.

Sou descendente de Letonianos e eu tenho pesquisado o Austrumi também ... mas não há tradução para o Português.

Eu tenho trabalhado com o Siltaz, sòzinho e em silêncio e agora decidi me juntar ao Slitaz Time.

Estou aprendendo Linux com o Slitaz..

Meu trabalho é Recuperação de Hardware de Computadores ... especialmente placas mãe ( MoBos).

No meu trabalho eu não posso perder tempo com software pesado.

Slitaz tem sido a minha grande e diária companheira.

DrFutrik foi o apelido dado por minha filha ... devido as muitas invenções DIY que eu fiz.

Minha história com SliTaz ...

Conheço o DOS desde 1970, quando eu comecei o meu trabalho de formatura no ITA, em um IBM 1620 com o Fortran 35. Sou da T72.

Em 2010, eu recebi um grande lote de drives CD / DVD, para testar na leitura ... e gravação ...

Comecei com DOSCDROAST .... então XCDROAST ... então um monte de mini-distros ... então SliTaz.

Para mim, o SliTaz 3.0 XVesa é a melhor de todas ... porque eu trabalho muito com chipsets diferentes ( Intel, Via. Sis, Nvidia, etc) e X11 é específico para uma Mobo. Eu testei SliTaz 4,0 RC2, mas não é tão bom e ele tem um pequeno bug no desktop brasileiro.

SliTaz é fantástico nos testes de memória, e chipsets de áudio, vídeo e lan.

Eu testei MoBos com os novos I5 e o velho P3 Slot 1 ....o Slitaz funciona bem em todas.

Como vocês sabem, o Linux não trabalha com memórias ruins o Kernell  recusa chipsets com problemas.

Por outro lado o Slitaz pode ver o hardware interno sem desmontar o PC, usando dnidecode e lspci. Eu compilei um LiveCD com HWInfoforDOS, que está hospedado na 4shared. É bom também.

Em meu trabalho diário eu uso o SliTaz 3.0 XVesa remasterizado com dmidecode, dosfstools e ntfs.3g.

Bem ... isso é algo sobre mim.

Tenho notado um interesse crescente do Slitaz, nas páginas da web .... e os newbies estão vindo para aprender.

Meu Plano ...

Meu plano é fazer um trabalho com os newbies ... como eu ... pedindo ajuda para a comunidade .... e fazendo sugestões para refinr os programas ... Eu gosto muito do Slitaz ...

Até breve ... Obrigado.

#2 2012-10-31 10:50:34

drfutrik
Member

Re: Minha Entrada no Slitaz Time

Bom dia companheiros...

Eu sou newby em Linux e como tal vou me posicionar perante vcs...porém tenho bons conhecimentos de hardware porque faço recuperação de placas-mãe.

Vou começar esta segunda parte com um provérbio popular...

Devemos fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro para a vida ser completa...

Eu estou na terceira fase e acho que vcs também...os posts são uma prova...

Eu já havia me proposto a ajudar os newbyes...

Eu mal entrei no grupo Slitaz e já recebi duas missões...ajudar a compor o novo kernell do Slitaz 5.0 e traduzir textos do Slitaz para o Português...

Assim estou com 3 ( três ) projetos para 2013...

1>>> Tutoriais para os newbyes

2>>> Ajudar a compor o kernell do Slitaz 5.0

3>>> Traduzir textos do Sltaz para o Português...

Estou feliz com isto...

Eu já li muitos posts de vcs e já fiz muitos testes com o Slitaz...

Creio que o Claudinei deve aparecer por aqui e nos ajudar...

O Slitaz 4.0 está fechando com alguns bugs ( veja p. ex. nosso desktop em Português ).

Assim peço ajuda para vcs nos seguintes pontos:

*>>> Indicar os companheiros que já estáo nestes projetos.

*>>> Apontar melhorias para o Sltaz 5.0.

*>>> Toda a força de união é bem vinda.

Informei o Aleksej que o Wireless do Brasil está complicado porque faltam padrões técnicos ( velocidade, infraestrutura,etc...) e o gerenciamento do governo está devendo qualidade...Informei também que ele deveria deixar o problema brasileiro à parte, para fazer uma distro mais atualizada.

É isso ai...Agradeço qualquer colaboração nestes sentidos...

Obrigado...

#3 2012-10-31 12:30:40

claudinei
Administrator
Registered: 2011-03-29

Olá @drfutrik,

Seja bem vindo! Ótimo que você queira contribuir para a distribuição smile

Então, você já deu uma olhada em http://doc.slitaz.org/pt:start ??? Caso você queira, pode revisar, corrigir e atualizar as traduções existentes, seria de MUITA ajuda!

Abraços big_smile

#4 2012-10-31 19:08:19

drfutrik
Member

Olá Claudinei...

Estou feliz por vc se fazer presente...

Vc foi a primeira pessoa que me veio na mente, quando eu decidi entrar para o grupo...

A primeira coisa que eu fiz foi mandar um pedido de login para o Software Livre do Brasil, esperando encontrar vc por lá...Até agora não me responderam...

Também queria mais informações sobre a UFPR...pois alem da Unicamp e da Usp é a mais ativa no campo das disros brasileiras...Vc faz parte daquele grupo?

Eu moro pertinho da Unicamp, aqui em Americana - SP.

Eu conheço bem o link que vc indicou...

Tenho quase 2.000 páginas impressas sobre as distros brasileiras e usei muito este link para aprender o Slitaz...

Mande mais informações ou um email para anexar vc no Facebook...

Estou quase todas as noites com meus filhos...

Grande abraço...

#5 2012-10-31 19:31:32

claudinei
Administrator
Registered: 2011-03-29

Olá @drfutrik,

Consegui na UFPR o mirror do SliTaz no Brasil, graças ao Carlos Carvalho do C3SL. Não tentei nada na USP ou Unicamp porque achei que não era necessário. Quem sabe com a distro crescendo mais...

Você pode entrar em contato comigo no claudinei arroba slitaz ponto org.

Abraços smile

#6 2012-11-13 21:12:27

Neo_Pt
Member
Registered: 2012-08-06

Bemvindo @drfutrik é sempre bom ter falantes em português por aqui.

Um abraço

#7 2013-10-27 10:58:07

drfutrik
Member

Ola srs...

Estou retornando devagar...tive uma fase complicada...

Para refrescar um pouco vejam estes artigos...

http://www.popsci.com/gadgets/article/2011-06/first-graphene-based-circuit-step-toward-graphene-computer-chips

http://motherboard.vice.com/blog/3d-printing-with-graphene-is-coming-and-it-will-power-the-future

http://www.youtube.com/watch?v=XiyRc3OAC3A

Percebi que o time Slitaz precisava de uma ajuda para terminar a versão 5.0.

Como o meu trabalho é recuperação de placas mãe, eu tentei dar uma luz para o futuro do Sltaz.

Atualmente estou adaptando o Slitaz para usar o flashrom, para recuperar bios corrompidas. O flashrom atualmente é o melhor recurso.Mas é perigoso. Precisa saber usar.

Tenham um bom dia...

#8 2013-12-12 23:34:21

Neo_Pt
Member
Registered: 2012-08-06

Vcs percebem mais de linux que eu, por isso vou fazer uma pergunta .... acham possivel ser criado uma distro o mais proximo possivel do 100% em portugues ( nao tenho o ponto de interrogacao aqui )

estou pensando em usar o slitaz para tentar isso, mas ainda tenho muito de linux para aprender. sera possivel de fazer isso

tipo .... uma grub portuguesa e talvez lua como linguagem para um busybox portugues ....

enfim nao sei , tudo isso sao ideias soltas em minha cabeca e nao sei se um dia o vou conseguir fazer ....

Registered users online in this topic: 0, guests: 1
[Bot] ClaudeBot

Board footer